HOMEM E A CIDADANIA

Autor:

PINA, ARTUR

Categoria:

POLÍTICA

Editora:

MAYAMBA

Preço:

4,161.00 Kz

Descrição
Educação o que é? Quem é o homem educado? Qual é a diferença entre a educação moral, racional, consciente e a educação moral, racional, inconsciente? Quem deve formar este homem? Como surgem ou qual é o factor que gerou, filosoficamente falando, as ciências psicopedagógicas, as ciências jurídicas e as ciências humanísticas? Se o homem educado se manifesta no seu humanismo, o humanismo da educação do homem educador deve manifestar-se na acção do seu humanismo. Aceitando que assim seja, somente o humano deve formar o humano. Como a educação é o ser mesmo do homem, quem diz homem diz humano; logo, por obrigatória dedução, diz desumano. Quem quer ser desumano? E porque é que o humano quer educar o outro como desumano? Na verdade, se a educação humana do homem é um imperativo e não indicativo, educar o homem à maneira desumana e queixar-se da sua desumanidade na sociedade é ser desumano com o rosto de humano. Este trabalho apresenta a tensão existente entre a sociedade dos homens educados à maneira de animais inconscientes e o Estado Racional Consciente que educa os homens à maneira de homens conscientes racionais, agindo num universo heterogéneo e contraditório, constituído pelo Estado Racional dos homens educados, de forma consciente e racional e a sociedade dos homens educados à maneira de animais inconscientes. Assim sendo, o Estado Racional Consciente torna-se um problema para o Estado Violento Consciente que pretende educar o homem como animal inconsciente. Surge, então, o grave dilema: primeiro, fazer parte do Estado Racional Consciente que quer educar o homem como animal inconsciente; segundo, ou fazer parte do Estado Racional Consciente que quer educar os homens à maneira de homens conscientes racionais. Seja como for, em qualquer uma das opções, haverá consequências a afrontar e compromissos a assumir.